logo loading

A Importância da Imagem e da Responsabilidade Social

Sabiam que 80% da percepção que temos do mundo é proveniente da nossa visão? Quase a
totalidade! Por isso, uma boa imagem de marca faz a diferença entre uma empresa falhada e uma
empresa de sucesso. Mas qual é realmente a importância da imagem de uma empresa? Vamos falar
mais detalhadamente nos parágrafos seguintes.
Se pensa que a imagem de uma empresa é simplesmente a parte gráfica, desengane-se. Por
exemplo, se uma empresa for “amiga do ambiente”, isso faz parte da imagem de marca. O mesmo
se passa se a empresa for, por exemplo, uma grande produtora de resíduos. Ou até mesmo se a
empresa participa em ações de caridade. Tudo isto faz parte da imagem da empresa.
Claro que a parte gráfica também é muito importante, pois são normalmente os primeiros contactos
que o público tem com a empresa.
Uma empresa que tenham um bom logo, coerente com o que vende, cartazes/flyers/brochuras (entre
outros) apelativos, uma boa decoração interior/exterior, etc, é mais provável que tenha sucesso. Por
exemplo, há duas empresas a vender exactamente o mesmo. Uma delas, tem um logótipo bem
desenhado, instalações visualmente bonitas ou a publicidade bem feita e apelativa, a outra, não tem
logo, as suas instalações não são as mais bonitas e os cartazes não são nada demais. Qual é que você
escolhe? A primeira, obviamente. Apesar de estarem a vender o mesmo produto, vai escolher a
primeira, tudo devido à sua imagem gráfica.
Mas, como anteriormente referido, a imagem gráfica não é tudo… Falemos de ações (não, não estou
a falar da bolsa…) que as empresas têm. Usando também exemplos, imagine, tem duas empresas,
que vendem o mesmo. No entanto, sabe que uma das duas doa uma pequena percentagem do lucro
mensal para instituições de caridade. Em qual é que que vai querer comprar? Claro, na que faz as
doações, porque, sabe que ao comprar nessa, irá estar a ajudar as instituições. Engraçado, não? Vou
dar outro exemplo. Novamente, duas empresas que vendem o mesmo produto. Sabe que uma das
empresas, recentemente participou activamente num evento de luta contra o abandono animal, ou,
que ganhou um prémio de reconhecimento como uma marca de qualidade. Qual é que escolhe?
Mais uma vez, a que tem algo extra, pois associa sempre que a marca/empresa são “melhores” por
causa dessas pequenas coisas.
Como pudemos ver, tudo o que uma empresa faz, vai ter impacto e decidir o seu sucesso ou
fracasso. Ainda por cima, vivendo num auge da tecnologia, as informações são passadas de uma
ponta a outra do mundo, em segundos, e, tudo o que acontece na sua empresa pode facilmente ser
conhecido por todo o mundo, podendo elevar ou deitá-la abaixo. E, lembre-se, as coisas más que
uma empresa faz, são muito mais facilmente recordadas que as boas ações. Por isso, evite ao
máximo “dar um tiro nos pés” e tente ao máximo passar uma boa imagem corporativa se quiser ter
sucesso!

Autor: Rui Ribeiro

Gostou do que viu?

quer surpreender o seu cliente?

fale connosco.



marca successpigment
marca akaru.pt

Contactos rápidos

T. 234 028 984
M. 912 602 335
Email: geral@contagio.pt

Av. Drº Lourenço Peixinho nº105
6º Frente Direito
3800-166 Aveiro